Conheceram-se no ano 1937 e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Na década de 1940, enviaram os seus desenhos a Walt Disney, que prometeu viajar até Nova Iorque na semana seguinte para contratá-los. Porém nunca apareceu.
A primeira animação feita foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry. Em 1944 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera. Com o início da Televisão, em 1957 passaram a desenvolver novos trabalhos e personagens, como o seu primeiro sucesso, a série Jambo e Ruivão, seguido dos famosos Dom Pixote e Pepe Legal. Depois viriam as séries do horário nocturno, Flinstones e Manda Chuva, entre tanto outros.
Os desenhos animados Tom e Jerry venceram sete Óscares da Academia e a dupla Hanna-Barbera recebeu oito prémios Emmy.
Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 90 comprados pela Turner Enterprises, aglomerado de comunicação do empresário Ted Turner.
Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro aglomerado de comunicação, o “Time-Warner”, e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transacção. Muitos criticam tal aquisição como má para a concorrência nos meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam os seus próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos animados.
Quando William Hanna morreu em 2001, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
Sem comentários:
Enviar um comentário